quinta-feira, 10 de maio de 2018

Engenho explosivo inativado através de explosão controlada na Figueira da Foz! (com vídeo)

Os mergulhadores da Marinha inativaram ontem à tarde um engenho explosivo pirotécnico de sinalização marítima que foi encontrado na praia do Osso da Baleia no concelho de Pombal. 
Os três elementos que constituíam a equipa detetaram que o engenho se tratava de um "Marine Marker" que é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse e requer precauções no manuseamento, uma vez que pode ser extremamente perigoso por conter na sua composição fósforo branco, que deflagra na presença de oxigénio, podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele. 
Assim, e para que tudo decorresse em segurança, a sua neutralização deu-se já no concelho da Figueira da Foz num local resguardado. 
O ‘site’ da Marinha alerta para que sempre que sejam encontrados este tipo de engenhos deverão ser informadas as autoridades marítimas. Apesar de aparentar um estado estável e seguro, estes dispositivos encontram-se na maioria das vezes acionados e totalmente funcionais, contendo ainda parte da carga explosiva no seu interior não devendo ser removidos.  *Ver Vídeo AQUI*

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------